Trilha JONAS 01112017

788778

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí deflagrou a 'Operação Duas Rodas' nesta terça-feira (12/12), na BR-343 em Campo Maior para combater o aumento do número de acidentes e infrações envolvendo motocicletas. A maioria desses acidentes e infrações são causados por fatores humanos como imprudência, desrespeito à legislação, falta de habilitação para conduzir, não uso, ou uso inadequado, de equipamentos de segurança como o capacete tanto para o condutor de uma motocicleta, bem como excesso de passageiro em motocicletas. A ação da PRF em Campo Maior está acorrendo em vários pontos da BR-343, perímetro urbano da cidade.

A motocicleta também vem sendo amplamente utilizada para o cometimento dos mais diversos tipos de crimes em virtude de sua mobilidade, que facilita a aproximação e fuga.

60006

Os roubos a mão armada praticados por motoqueiros em dupla têm se tornado mais comuns. Segundo dados da Secretária de segurança Pública do Piauí, em 2015, foram 1174 carros e motos roubadas, em 2016 foram 1.269. Em Teresina, são registradas todos os dias ocorrências de roubo/furto de motocicletas, bem como assaltos praticados por duplas em motocicletas nos trechos de zona urbana e rural das BRs 316 e 343 que fazem parte do trecho abrangido pela 1ª delegacia da PRF na capital.

Diante desse cenário, surge a necessidade de intensificar a fiscalização de veículos e pessoas nas rodovias visando prevenir a ocorrência de acidentes, cometimento de infrações de trânsito e crimes, principalmente em situações que envolvam motocicletas na área de circunscrição da PRF em todo o Piauí.

60007

567777

O Governo Federal acaba de tomar uma medida que atinge diretamente a cidade de Campo Maior. A agência da Receita Federal será fechada no município e a população irá ser atendida em um “PA” – Posto de Atendimento. A Agência da Receita Federal em Campo Maior é uma das mais antigas do Piauí e atende pelo menos 300 mil pessoas na região do Território dos Carnaubais.

O fechamento da agência vai prejudicar os comerciantes da região que terão que se deslocar à Teresina para resolver as questões burocráticas de seus empreendimentos, pois o atendimento oferecido pelo Posto de Atendimento que ficará a disposição da população é bastante limitado. 

Os políticos locais, ligados ao Presidente Temer, assistem ao fechamento da agência transformando o fato apenas em um palanque político, fazendo média com os comerciantes nas redes sociais e tentando enganar a sociedade com falsas promessas.

A verdade é que a decisão do Presidente Temer é fechar a agencia local. Mas seus defensores em Campo Maior tentam encontrar uma desculpa esfarrapada para minimizar esse prejuízo que sofrerá o comercio local, numa prova inconteste de que a categoria empresarial no município carece de lideranças imparciais para defendê-los.

Até o fechamento de um órgão federal em Campo Maior se transforma em palanque político partidário, numa ânsia desesperada para angariar simpatia a qualquer custo, como se a população não conhecesse os atores da política local.

900022

Começa no próximo domingo, 17 de dezembro, a maior e mais bela festa de Natal do Piauí. O Natal Campo Maior vai ocupar a Praça Valdir Fortes, às margens do Açude Grande, em uma festa de luz e cores que promete “fazer nevar” na terra dos carnaubais. O evento, que seguirá até o dia 06 de janeiro, espera reunir mais de 20 mil famílias, movimentando a economia local, gerando emprego e oferecendo à cidade uma nova perspectiva de desenvolvimento através do turismo.

Pensado para encantar crianças e adultos, o Natal Campo Maior vem sendo planejado há dois anos e é inspirado em festas como as realizadas em Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Curitiba (PR), Petrópolis (RJ), que todos os anos atraem milhões de turistas do Brasil e do mundo. Desenvolvido pelo Instituto Galaxy, em parceria com a Agência Oxente, o projeto reúne uma equipe de mais de 40 pessoas que foram conhecer de perto a experiência dos grandes natais do país, trazendo para o Piauí o que há de melhor em luz e cenografia natalina.

O Natal Campo Maior terá entrada gratuita, com programação sempre a partir das 17h. Uma das grandes atrações do evento será a Casa do Papai Noel, aberta à visitação com peças em tamanho real e climatizada. Os visitantes vão se sentir no Polo Norte e poderão ainda tirar foto com o “bom velhinho”.

900023

NEVE EM CAMPO MAIOR

No espaço de 2.000 m² do Complexo Valdir Fortes haverá ainda palco para apresentações artísticas, estandes de artesanato, praça de alimentação, fábrica de brinquedos cenográfica, túnel de luzes, presépio gigante e uma árvore de Natal com 15 metros de altura. Destaque ainda para o cenário de fotografia com neve artificial, atração que promete encantar.

Além do complexo, a orla do Açude Grande grande também vai receber iluminação especial, atraindo os turistas que passarem pela BR-343.

900021

Nós trouxemos o Natal clássico e toda a sua magia. Crescemos vendo o Papai Noel na televisão e em filmes que mora no Polo Norte, com muita neve. As crianças esperam isso do Natal e é isso que vamos levar para Campo Maior. Vamos fazer nevar em Campo Maior. A própria casa do Papai Noel é climatizada, para as pessoas se sentirem no frio do Polo Norte. E ainda adaptamos o regionalismo, já que o trenó do Papai Noel é puxado por garças, típicas do nosso açude grande. Além disso, o nosso baião de anjos vai tocar músicas natalinas em ritmo de forró, reforçando essa marca da nossa cultura”, explica Helderlaine Eugênio, diretora-geral do Natal de Campo Maior.

O Natal de Campo Maior tem apoio do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Comunicação e da Secretaria de Cultura, Prefeitura de Campo Maior, Secretaria de Turismo de Campo Maior, Assembleia Legislativa do Piauí, Hot Sat e 180graus.

SERVIÇO

Natal Campo Maior
Local: Complexo Valdir Fortes | Açude Grande | Às margens da BR-343
Data: 17 de dezembro de 2017
Hora: 17h

ll2

Crianças de 10 escolas da rede municipal de Campo Maior foram beneficiadas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROED, realizado numa parceria da Polícia Militar com Prefeitura Municipal de Campo Maior por meio da Secretaria de Educação, que atendeu a 200 crianças do ensino fundamental. A colação de grau do curso foi feita na Quadra do Patronato com a presença do prefeito Professor Ribinha.

Foram convidados também o major Etevaldo Silva, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Campo Maior, pais dos alunos, professores, e representando a secretária de Educação estava a gerente em Educação, a professora Ana Cunha.

O prefeito Professor Ribinha disse, que ficou emocionado com o depoimento de uma das alunas que participou do curso e teve a redação dela selecionada, por contar a própria história que enfrenta, em consequência das drogas. O pai é um presidiário, e luta para abandonar o vício. A família da adolescente vive dividida pela falta da presença do pai no lar.

“Eu fiquei emocionado quando a adolescente fez a leitura e eu tenho certeza que todos vocês”, disse o prefeito, ressaltando, o quanto o programa é importante e necessários, porque a mesma adolescente foi orientada a lidar com a situação, a ter resistência aos convites, que chegam até mesmo na escola, por pessoas que se fazem de amigos, ganhando a confiança das crianças, para experimentarem droga.

ll4

Segundo o major Etevaldo, a Polícia Militar no Piauí adotou o Programa há 13 anos e como comandante do 15 º Batalhão, contou, que não poderia deixar de trazer o PROED para Campo Maior. A professora Ana Cunha explicou, que disse que para as escolas o Programa é de fundamental importância.

“A gente sabe que a fase crítica das crianças é na adolescência, onde elas são estimuladas para o mal, e elas têm que escolher entre o bem e o mal, geralmente elas escolhem o bem, mais também muitas vezes são levadas a escolher o mal, por isto é importante, que  a gente faça um trabalho de conscientização, para que as crianças e os adolescentes aprendam a dizer não ao que não vai lhe fazer bem e saber fazer a escolha certa”, refletiu a gerente.

Ela contou, que o prefeito vai dar continuidade ao Programa em 2018, para que mais crianças e adolescentes sejam alcançados para que possam enfrentar com sabedoria as seduções contra as drogas.

ll1

ll3

 

Texto: Valdamir Alvarenga

Fotos: Jonas Sousa

paaibaprontook