trilhafull

Dois bandidos encapuzados, que andavam em uma moto, dispararam contra o feirante José Francisco de Carvalho, mais conhecido como Zé Gerônimo, durante uma tentativa de assalto, nas primeiras horas dessa segunda-feira, 22. Zé Gerônimo foi alvejado quando se dirigia para a chamada ‘Feira dos Bichos’, no Bairro Matadouro, em Campo Maior.
feiradosbichos

De acordo com o major Etevaldo Silva, do 15º Batalhão de Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 5 horas dessa segunda-feira, entre os bairros Estação e Paulo VI, quando Zé Gerônimo tentou fugir dos assaltantes, após anunciarem o assalto.

Segundo Etevaldo Silva, a vítima foi alvejada por um disparo de arma de fogo na perna. Sem levar o dinheiro da vítima, os acusados fugiram em uma motocicleta. Zé Gerônimo foi socorrido, medicado e está fora de perigo.

O major explica que foram feitas diligências pela Polícia Militar, porém, os bandidos não foram identificados e localizados. “Como os assaltantes estavam encapuzados, fica mais difícil identifica-los”, constata.

212156

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) divulgou na manhã desta segunda-feira (22/10) o resultado da Operação Dia do Piauí que teve início na sexta-feira (19) e encerrou neste domingo (21).

Nove acidentes resultaram em 31 feridos e duas mortes nas rodovias federais que cortam o Piauí.

Os acidentes com vítimas fatais foram registrados em Cristino Castro, Sul do Piauí, onde uma picape saiu da pista. Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas. A outra morte ocorreu em Teresina, na BR-316, em colisão frontal envolvendo um ônibus que seguia de Teresina para Regeneração e um ciclista.

Com relação às ocorrências com feridos, destaque para o acidente com um ônibus escolar na cidade de Brasileira, que deixou um saldo de 22 pessoas feridas, a maioria crianças.

Durante a operação Dia do Piauí, ocorreu a OTETRANS - Operação Temática de Trânsito, da qual participaram, além da PRF com policiais especialistas no tema, oriundos de cinco estados, a Polícia Militar e agentes da Strans.

 

DSC 5161

Com a aproximação do dia dos profissionais da Odontologia, 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior promove uma semana de atividades mostrando a importância do trabalho no dia a dia destes profissionais na Atenção Básica. A programação foi aberta nessa segunda-feira 22/10, com palestra ministrada pela odontóloga Thais Elias, sobre Câncer Bucal na Atenção Básica. 

O secretário de Saúde Marcelo Miranda fez a abertura, juntamente com a coordenadora de Odontologia, Michelle Cadena. Em sua fala Marcelo Miranda disse que diante do atual cenário a grande questão em torno do câncer de boca é a prevenção.

"Apesar de estar entre os dez tumores mais comuns do Brasil, o câncer de boca, bem como seus sintomas, causas e tratamentos, ainda é desconhecido de boa parte da população. O cenário é comprovado pelo fato de que uma parcela expressiva dos diagnósticos ainda é realizada tardiamente, o que diminui de maneira considerável as chances de cura", destacou Marcelo.

As próximas atividades vão acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. como: orientação aos pacientes da importância da higienização, cuidados para evitar câncer e identificação de algumas lesões bucais.

Fatores de Risco

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Principais Sintomas

Aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção

Prevenção do câncer na boca: é possível através de hábitos saudáveis que incluem:

– Evitar o consumo excessivo de álcool;
– Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;
– Evitar exposição ao sol sem proteção;
– Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;
– Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
– Ter um acompanhamento odontológico frequente;
– Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
– Realizar um autoexame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.

DSC 5165

DSC 5155

DSC 5171

 

Um potro (filhote de égua), nasceu com malformação congênita, nesse sábado, 20, na cidade de Juazeiro do Piauí, na região de Campo Maior. O filhote nasceu com um olho no meio da cabeça e sem as narinas. As características físicas do animal chamaram a atenção dos moradores da cidade.
jumentojua

O estranho animal nasceu na noite deste sábado, no bairro Visgueirão, em Juazeiro do Piauí. Ele está com dificuldade de respirar, uma vez que a função respiratória é feita pela boca do animal, que não se alimenta desde que nasceu e segundo os especialistas tem pouco tem de vida. Até a noite desse domingo o potro continuava vivo.
jumentojua2

O dono do animal, um criador de Juazeiro que não quis se identificar, disse que não é possível afirmar a causa da malformação do embrião, mas ressaltou que durante a gestação, o animal pode ter sido submetido a administração de alguns remédios, ou a mãe pode ter ingerido plantas tóxicas que resultaram na alteração.

 

Com informações de Ezequiel Lima

paraiba60pronto