trilhafull

Alunos de Campo Maior visitam o Monumento e ouvem relatos da Batalha do Jenipapo

ag4

O dia 13 de Março se aproxima, e a Escola Mano Gaioso Castelo Branco, que faz parte da rede municipal de Campo Maior, na semana passada levou alunos para uma aula passeio no monumento do Jenipapo. Eles foram conhecer de perto toda a história onde aconteceu um dos levantes mais importantes e sangrentos pela história da independência do Brasil quando colônia de Portugal.

As crianças foram acompanhadas por professores e ouviram relatos da luta, que envolveu camponeses de Campo Maior e região e, também, relatos das tradições onde diariamente dezenas de pessoas passam pelo local para visitar e pagar promessas, na crença de alcançar diversos milagres das almas de quem morreu na Batalha.

aag7

O prefeito Professor Ribinha e a secretária de Educação Conceição Lima contaram, que a visita dos professores e alunos ao Monumento acontece o ano todo, e neste período fica mais intensa. Ao chegar ao local eles são acompanhados pelo guia e encarregado do Museu, onde ainda guarda parte do acervo da luta do Jenipapo, o aposentado Antônio Miranda. Nesta terça-feira, 13 de Março acontecerá a solenidade em comemoração à Batalha.

ag5

ag9

ag3

ag1

Texto: Valdamir Alvarenga

Fotos: SEMED

paraiba60pronto