trilhaunook

Profissionais da Atenção Básica discutem em plenária, melhorias à saúde

DSC 8395

Os profissionais que compõem a Saúde Básica de Campo Maior participaram nesta quinta-feira, (25.04) da III Plenária Municipal de Saúde, com o tema " Democracia e Saúde". O evento aconteceu no Auditório do Centro Paroquial. A abertura foi feita pelo secretário municipal de Saúde Marcelo Miranda.

Segundo o secretário de Saúde, graças ao empenho do prefeito Professor Ribinha que não pode está presente, mas vem acompanhando todo o trabalho desenvolvido pelas equipes da Atenção Básica, e dando condições, tem sido possível prestar uma saúde melhor à população.

"Estamos conseguindo, saúde é um serviço caro, mas essencial", destacou o secretário Marcelo, ressaltando, que o importante do tema: Democracia e Saúde, que também é o tema central da Conferência Nacional, é que ela dirigir-se a três eixos: Saúde como um direito; consolidação do SUS e o financiamento do SUS.

DSC 8416

TEMA DA CONFERÊNCIA

A abordagem do tema central contou com o palestrante, o enfermeiro Mariano Neto, que fez uma explanação da Saúde pública desde a década de 50 até hoje, afirmando, que houve substanciais mudanças e melhorias nestes 69 anos.

Houve queda da taxa de mortalidade infantil, mais acessos de serviços de Saúde com o SUS, antes existia o INPS e só eram atendidos trabalhadores que contribuíam; houve a reforma sanitária na década de 70, pondo fim os grandes problemas causados por doenças parasitárias e aconteceram outras mudanças.

O palestrante falou ainda, que com a consolidação do SUS, a saúde passou a ser um direito de todos, dever do Estado, mas também dos usuários. "Todos têm um grau de responsabilidade, inclusive a população", explicou, citando, que se não houver esta consciência não conseguem melhorias.

Ele citou a dengue, como uma doença, que precisa dos cuidados da população para evitar que as pessoas adoeçam e o.município gaste ainda mais com a saúde curativa. Na opinião do enfermeiro a participação da sociedade na prevenção é importante.

O secretário Marcelo Miranda descreveu os três eixos temáticos citando, em um deles, que Saúde e Direito é a garantia que estão na Constituição Federal de 1988. "Isto é importante porque o município têm com o apoio e a participação de todos: Conselhos, entidades de classes, profissionais e a sociedade, condições de fato, de melhorar a saúde da população", enfatizou.

DSC 8434

DSC 8439

DSC 8451

DSC 8485

DSC 8510

DSC 8502

DSC 8489

DSC 8472

DSC 8470

DSC 8469

DSC 8458

DSC 8441

DSC 8476

DSC 8497

DSC 8493

 Texto  Valdamir Alvarenga

Fotos: Eugenio Bringel

paraiba60pronto