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A morte da jovem Priscila Saraiva, de 25 anos, ainda comove Campo Maior. Ela faleceu na madrugada dessa sexta-feira, 08.02, após complicações no parto que fez na maternidade Sigefredo Pacheco. Ela morreu quando era transferida para Teresina. O bebê da vítima sobreviveu e passa bem.
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O corpo de Priscila ainda aguardava a liberação pelo IML em Teresina. A jovem era de Sigefredo Pacheco, que também ficou comovida com a sua morte, mas há bastante tempo morava em Campo Maior, onde trabalhava como assistente de farmácia.

Priscila deu entrada na maternidade Sigefredo Pacheco e na tarde de quinta-feira fez o parto, mas durante a madrugada passou mal com dificuldades respiratórias. Ela então foi transferida para o Hospital de Urgência de Teresina, mas morreu a caminho do HUT.

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A Prefeitura de Campo Maior realizará este ano o Carnaval Inclusivo. Pela primeira vez, logo na abertura do Corso no dia 1º de março terá uma ala com a participação de pessoas com deficiência entre os foliões que percorrerão a Avenida Santo Antônio. O Corso de Campo Maior é um dos maiores do Piauí e a cada ano as participações de grupos aumentam na folia.

Esta semana o prefeito Professor Ribinha se reuniu com a coordenadora Municipal de Políticas Públicas para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, a professora Sulamita Costa, com representantes da ADEFAC - Associação dos Deficientes Físicos e Auditivos e com representantes da APAE para definir como acontecerá a participação deles na programação do Carnaval. "Vamos garantir a todos, segurança no evento", destacou o prefeito Professor Ribinha.

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A coordenação Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiências também se reuniu com a coordenadora do Centro de Convivencia do Idoso, Jucileide Câmara e acertou com ela que vão  participar no dia 28 de fevereiro do Baile de Carnaval no Clube do Idoso - Centro de Convivência do Idoso José Bona. "Será uma parceria muito boa que trará bons frutos a todos nós como entidades", disse a coordenadora Sulamita Costa.

Sulamita explicou, que será a prévia carnavalesca com os idosos e as pessoas com Deficiências saindo do Clube do SAAE (ASSAECAM) até o Centro de Convivência. "Acertamos a participação dos deficientes nesta festa, com o aval da secretaria de Assistência Social - Nilzana Gomes e do prefeito. Os dois tem sido muito importantes e sensíveis no reconhecimento dos direitos dos mais frágeis e necessitados, estamos todos animados. No dia 28 será um baile a fantasia o dia todo e no dia 1ª de marco estaremos no Corso", disse Sulamita.

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O prefeito ficou muito animado com a união, e a participação inclusiva na programação da festa que contará com o rei e a rainha no bloco da inclusão. O ex-presidente da ADEFAC, "Luís Cadeira", avalia que estão quebrando tabus, tanto a coordenação do Centro de Convivência do Idoso quanto a coordenação da Inclusão Municipal de que o idoso e pessoas com deficiências não se divertem, não brincam.

Ele enfatiza que esta oportunidade que terão em participar do Carnaval Inclusivo é fantástica, porque vão escolher o rei e a rainha da inclusão, que mostrarão toda a empolgação que as pessoas com deficiências terão na folia de Momo. "Está iniciativa da Prefeitura em promover a união destes segmentos em um momento de alegria é louvável e pioneira, é bastante importante para todos", destacou "Luís Cadeira".

Texto - Valdamir Alvarenga

Fotos - Arquivo CCOM

Quando professores e alunos chegarem às escolas da rede municipal educação de Campo Maior na próxima segunda-feira (11/02) vão encontrar novos equipamentos. Mais de 200 itens como notebooks, impressoras, bebedouros, ventiladores, liquidificadores, fogões e quadros de acríticos foram entregues nesta quinta-feira (07/02) para as unidades educacionais.
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A entrega dos novos equipamentos faz parte de uma série de medidas adotas pela prefeitura de Campo Maior para o início das aulas deste ano.

No início da semana, os servidores da Educação tiveram salários antecipados e já com o reajuste de 4,47% do piso nacional. As escolas ganharam melhorias, e os profissionais participaram de encontros pedagógicos para planejar o ano de 2019. 
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O prefeito Professor Ribinha explicou que a qualidade da educação passa pela valorização dos educadores e a estruturação das escolas. “Nosso objetivo é com uma educação de qualidade. Em Campo Maior, o piso da Educação é respeitado. Os salários dos professores foi antecipado essa semana e nossas escolas são modernas e com equipamentos de qualidade. Este ano vai ser de grandes conquistas na nossa educação”, disse.
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“Era a obrigação dos gestores passados de pagar o piso. Mas não fizeram. Eu como professor tinha esse compromisso de campanha e estou cumprido. Há quem diga que é minha obrigação. Fico feliz com isso, porque é bom saber que estou cumprindo com minha obrigação de fazer uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse sobre as críticas que recebeu ao antecipar o salário.
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A secretária de Educação, Conceição Lima, afirmou que a qualidade da educação de Campo Maior é uma das melhores do Piauí. A gestora destacou os números positivos de alunos premiados em olimpíadas e o resultado do IDEB. Para 2019, Conceição Lima acredita que os resultados serão ainda melhores.

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A parceria CESP-Objetivo em Campo Maior já é uma opção de ensino consolidada e para efetivar essa base pedagógica o CESP recebeu, no início dessa semana, consultoras do Sistema Objetivo para promover a capacitação com os professores da escola, tendo como foco a implantação da proposta metodológica didática de maiores resultados efetivos no Brasil.
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O Sistema Obejtivo está há 50 anos atuando na Educação do Brasil, levando um planejamento educacional de qualidade aos mais diferentes lugares do país e há 7 sendo a proposta didática com mais aprovações.

Em Campo Maior o CESP é a unidade parceira do Sistema Objetivo e conseguiu validar essa união, graças a estrutura e o compromisso com a qualidade educacional promovida a partir da orientação pedagógica desse sistema, que está alinhada com a proposta desse centro de ensino infantil. 

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As consultoras do Objetivo, durante o encontro com os professores do CESP, destacaram a concepção de Educação do Sistema Objetivo que é a de proporcionar a capacidade do aluno em construir, ou seja, que seja protagonista do processo de ensino.
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A consultora Fabiana Costa conclui que o CESP alinhou a sua proposta pedagógica do Sistema Objetivo, que é a de uma educação focada em um indivíduo ativo, pensante, que busca a formação da criança para a vida. “Nossa preocupação maior é com a pessoa que se forma dentro de todo esse processo, dessa proposta educacional”, completa.
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