trilhafull

ENTRETENIMENTO

Uma obra que vai proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento para população das cidades de Cocal, Cajueiro da Praia e Barra Grande.Segundo o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela Barros Aguiar, trata-se de uma estrada nova, pavimentada e com sinalização horizontal e vertical, com extensão de 66 quilômetros.

Na obra, segundo Geraldo Magela, serão investidos R$ 29 milhões, com recursos do BNDES e também do Tesouro Estadual. “Ela está com 88% de obras concluídas e a previsão é de que seja finalizada até julho deste ano, quando será inaugurada e entregue à população”, explica.

c839baefe7ce5753870a5df69bcc83ea

Depois de inaugurada, essa obra vai diminuir em 80 km a distância entre Teresina e Barra Grande, e vai interligar a Serra da Ibiapaba, no Ceará, ao litoral piauiense. “Isso vai trazer resultados positivos, pois incrementará o turismo, o comércio, a agropecuária e a qualidade de vida da população”, ressalta.

Além dessa estrada na região norte do Estado, Geraldo destaca que o IDEPI está trabalhando na execução de outras obras de grande importância para o Estado, como a  Adutora do Litoral, que vai resolver o problema de abastecimento de água de toda a região litorânea. Ele também cita a Barragem de Atalaia, nos municípios de Corrente e Sebastião Barros, que vai contribuir para perenizar os Rios Corrente e Paraim, e com isso beneficiar a irrigação, a piscicultura e o lazer na região extremo sul do Estado.

Fonte: Ccom

A dieta do limão tem atraído diversos adeptos nos últimos anos. De fato, o método pode proporcionar certos benefícios para a saúde, entre eles o emagrecimento saudável. Porém, é essencial ter alguns cuidados.

Como é a dieta
Existem diversos tipos de dietas do limão. Há algumas mais simples que envolvem consumir um limão espremido na água logo após acordar em jejum. Outros consistem em ingerir o alimento espremido na água antes de cada uma das refeições principais. Alguns métodos orientam que a água em que o limão será espremido esteja morna. Também há versões mais radicais da dieta do limão em que a proposta é aumentar a cada dia a quantidade do suco desta fruta ingerido no jejum, ao ponto de no 15º dia da dieta a pessoa chegar a consumir 15 limões! Além do limão, um ponto em comum entre todas essas dietas é prezar por uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, proteínas magras e carboidratos complexos e redução na quantidade de calorias ingeridas.

ab7c05b0a8b0af0dba5cf8b1c210967a


Benefícios do método
Mas será que esses métodos contribuem para a perda de peso? A nutricionista Rita de Cassia Novais explica que ingerir o limão de manhã em jejum é realmente bom. "Fazer isso 10 a 20 minutos antes do café-da-manhã descongestiona e desintoxica o organismo, além de combater a gripe comum. É também uma fonte de potássio que estimula as funções nervosas e cerebrais, além de controlar a pressão arterial", explica. O limão ainda ajuda a reduzir a ansiedade e a fome por impulso devido à pectina presente nele. Esta fruta também diminui a acidez do organismo. "O limão ajuda a melhorar o metabolismo, contribui para a digestão, principalmente das gorduras, e a água com limão também auxilia na redução da vontade de comer doces", observa a nutricionista Talitta Maciel.

A água morna com o limão também pode proporcionar algumas melhorias na saúde. No momento em que é ingerida, aumenta a temperatura corpórea, para equilibrar a temperatura, organismo precisa trabalhar, o que faz com que a queima de calorias seja acelerada. O recomendado é ingerir o limão não apenas antes do café da manhã, mas antes das refeições principais no geral é bom para a digestão, pois ajuda na produção de saliva e ácido clorídrico, além de estimular o fígado a produzir a bile que participa da digestão das gorduras, o limão também auxilia na limpeza do organismo ajudando a eliminar toxinas. A fruta ainda é rica em vitamina C, grande aliada da imunidade.

Cuidados ao realizar esta dieta
O primeiro ponto é ter consciência de que o limão não faz milagres. Então, não é por que você ingeriu água com limão de manhã que poderá devorar um bolo ou uma alguma fritura. A alimentação balanceada é essencial para o sucesso de qualquer dieta. "Procure sempre seguir uma dieta rica em nutrientes e equilibrada, pois sozinho o limão não vai trazer benefícios algum", constata Talitta Maciel. Também é importante conversar com um nutricionista ou médico nutrólogo antes de iniciar o processo de emagrecimento. Portanto, não abuse da quantidade de limão. Ingerir uma unidade por dia é o ideal, mas a pessoa pode consumir até três diariamente sem complicações para a saúde.


Fonte: Minha Vida

A banda cearense de maior pegada de Forró vai estar no palco do Festejo de Santo Antônio, em Campo Maior. O vocalista Zé de Airton comanda o show do Brasas do Forró, que divide a noite ainda com Banda Levada, Trio Cangaço e a cantora Izabella Passos.
brasas

O Brasas do Forró está nos palcos do Nordeste do Brasil há 27 anos, foi fundado em Fortaleza, no Ceará, pelo sanfoneiro Didi do Acordeon e o então vocalista Toca do Vale, que hoje segue em carreira solo.

Zé de Airton é intérprete de dezenas de sucessos e agora está animado com novas canções e também com músicas do repertório que fez história com letras românticas, que aqui conhecemos como sofrência.

Entre as músicas vão fazer a galera de Campo Maior delirar está “Pra recomeçar”, “Amor com você” e “Nóis não vive sem muié”, “Caí no laço”. Outras letras também levam os fãs ao delírio como “Perguntas sem respostas”, “Vaneirão apaixonado”, dentre muitas.

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, cancelou o show da banda Forró Sacode, que aconteceria, no Espaço Cultural Dom Abel, na Abertura do Festejo de Santo Antônio, nessa quinta-feira, 31. O evento foi adiado por conta da morte do produtor de eventos, Erinaldo Ferreira de Araújo, que morreu nessa madrugada, em Campo Maior.
festejo sacode

Erinaldo foi vítima de infarto e fazia parte da equipe de produção do Festejo, inclusive estava produzindo o show do cantor sertanejo Leo Magalhães, que também foi cancelado.

O prefeito Professor Ribinha lamentou muito a morte de Erinaldo, que também era assessor parlamentar do vereador Luís Lima. “Erinaldo era uma pessoa muito querida e colaborava com a nossa gestão. Temos uma consideração por ele e pela família dele”, justifica o prefeito.

O gerente de Eventos Institucionais da Prefeitura de Campo Maior, Ulisses Raulino, disse que está em contato com a produção da Banda Sacode para agendar uma outra data para o show em Campo Maior. “Assim que tivermos a confirmação comunicamos”, disse o gerente.  

paraiba60pronto