trilhafull

ESTADUAL

 

Na manhã desta terça-feira (19/06), uma mulher identificada como Francenilda Pereira de Andrade, de 33 anos, foi assassinada a pauladas pelo ex-namorado identificado como José Ribamar Costa, de 66 anos, dentro da residência do acusado localizada no bairro Nova Teresina, na zona Norte de Teresina.

De acordo com informações do delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Robert Lavor, que foi acionado para o caso, após cometer o crime, o suspeito tentou tirar a própria vida e foi conduzido para o Hospital de Urgência de Teresina por meio de uma ambulância do SAMU.

09c7dc73 30c0 403b 8322 d6e15bc9c6c4

“Fomos informados por vizinhos que ele chamou a vítima para sua residência com o propósito de conversar, já que ela já tinha terminado o relacionamento, mas ele não aceitava. Sem imaginar o que poderia acontecer, ela foi até a casa do acusado e já foi recebida com golpes. Testemunhas afirmaram que os gritos foram ouvidos por toda a rua, mas ninguém conseguiu entrar para salvá-la”, declarou. O crime de feminicídio está sob comando da delegada Luana Alves.

FEMINICÍDIOS NO PIAUÍ

Este já é o terceiro caso de feminicídio registrado em menos de 24 horas no Piauí. Ontem, uma jovem identificada como Gabriela Carvalho, de 21 anos, foi assassinada em Paulistana pelo marido Nailson de Carvalho, dentro do açougue do casal. Os dois iniciaram um desentendimento e o comerciante atirou uma faca que atingiu o peito da jovem.

Na manhã de hoje, a empregada doméstica Irismar Castro, de 38 anos, foi brutalmente assassinada a golpes de faca no município de Piripiri. O principal suspeito do crime é seu ex-namorado, o lavador de carros conhecido como José Ioiô.

Com informações MN

O governo do Estado fechou nesta sexta-feira (15) a folha de pagamento dos servidores com o reajuste de 2,95% para os professores ativos e inativos. A lei foi publicada ontem no Diário Oficial após a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) derrubar o veto do governador Wellington Dias. Segundo o secretário de Administração, Ricardo Pontes, o aumento salarial equivale à reposição da inflação do ano passado.

“Vamos colocar agora para todos os professores ativos e inativos a reposição da inflação do ano passado, que é de 2.95%. Já estamos colocando agora na folha do mês de junho. A folha já era até pra ter fechado, mas seguramos até hoje para poder sair à regulamentação da lei”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

professor

O reajuste para os profissionais do magistério da educação básica que consta na lei aprovada na Alepi é de 6,81%, índice previsto na lei federal do piso nacional do magistério, no entanto, por conta do período eleitoral e do limite prudencial estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governo só pode dar 2,95%. O mesmo acontece com o pessoal de apoio técnico e administrativo, que teriam um aumento de 3,15%, mas também só receberão, por enquanto, os mesmos 2,95%.

“É o que se pode dar tanto por causa da LRF, tanto por causa da vedação eleitoral. O governador vinha cumprindo sempre o piso do magistério desde 2015. Nem todos os governadores do Brasil estavam fazendo isso por diversos problemas, situações financeiras”, declarou Pontes.

O secretário disse ainda que o governo está explicando a situação para a categoria e espera que a greve  iniciada há uma semana seja encerrada. “Estamos bem próximos do limite prudencial. Temos que está sempre de olho e segurando todos os outros custos, a folha, para não ter outros aumentos e a gente cumpra o limite prudêncial”, afirmou, pedindo aos professores que retornam às salas de aulas.

“Estamos explicando para a categoria e pedindo que retornem ao trabalho. Estamos fechando a folha hoje já com este aumento. Uma grave nesse momento é muito ruim, estamos no final do semestre”, finalizou.

A Secretaria de Educação responde por metade da folha do estado, com 16 mil servidores.

Com informações CV

O governador Wellington Dias acompanhou, na manhã desta quinta (14), a entrega de 22 viaturas que vão ajudar no reaparelhamento da Polícia Militar e Polícia Civil e no combate a violência nos municípios do Piauí. A solenidade aconteceu no Quartel do Comando Geral da PM (QCG) e contou com a presença do segurança do secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira; deputado federal Fábio Abreu e delegados das cidades que serão beneficiadas. 

As viaturas foram compradas com recursos do tesouro estadual e de emendas do deputado federal, Fábio Abreu. Os veículos serão enviados para os municípios Luís Correia, Nazária, Demerval Lobão, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Floriano, Boa Hora, David Caldas. O investimento está avaliado em mais de R$ 2 milhões de reais. Em Teresina, as viaturas irão cobrir os bairros Santa Maria da Codipi, Vale do Gavião e Jardim Europa. 

53c89dd9879178f8a701fa77245cc61d

O chefe do executivo estadual comemorou a entrega das viaturas e reafirma o compromisso do Governo do Estado de ouvir a população e atender demandas. “Temos ouvido bastante a comunidade, a partir disso fizemos um plano para atender alguns pedidos. Essas viaturas permitem que os profissionais trabalhem melhor equipados. Temos aqui a certeza de que haverá resultados positivos com relação à redução da violência”, disse Wellington Dias. 

Segundo o secretário de Segurança, o Governo do Piauí vem fazendo esforços para que o estado possa oferecer mais segurança para a população. “Desde 2015 estamos verificando e vendo a importância de focar na segurança pública para poder melhorar o desenvolvimento econômico do estado. Se a segurança não vai bem, o comércio não vai bem. As instituições financeiras não funcionam, então o desenvolvimento econômico é afetado. Diante disso, o governador focou na segurança pública e hoje estamos vendo esse resultado em conjunto com a bancada federal”, disse o coronel Rubens Pereira.  

Além das viaturas, o deputado federal Fábio Abreu informou que, em breve, serão entregues para o Piauí, através da Secretaria Nacional de Segurança, picapes, fuzis, pistolas e coletes. “É com muita alegria que estamos aqui entregando essas viaturas junto com o governador Wellington Dias, um investimento feito com recursos do estado e emendas parlamentares destinadas a segurança pública. São viaturas a diesel que irão atender Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri, entre outras, além dos principais bairros de Teresina. São equipamentos que irão ajudar na redução da violência no nosso estado”, afirmou o secretário. 

Menor taxa de homicídio do Nordeste 

Em divulgação de recente pesquisa realizada pelo pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Piauí tem a menor taxa de homicídios do Nordeste e a terceira menor do país. Os dados apresentados são referentes ao ano de 2016 e mostra que o estado registrou uma taxa de 21,8 mortes para cada 100 mil habitantes Os números são frutos de uma política de trabalho integrado entre as instâncias no estado.

Com informações CV

A mãe e a avó do bebê morto carbonizado durante incêndio em uma residência em Timon (MA), cidade vizinha a Teresina, foram indiciadas por homicídio culposo e abandono de incapaz. O delegado do caso, Bel Hermes, informou nesta segunda-feira (11), que a investigação apontou a negligência das responsáveis ao deixar três crianças sozinhas em casa.

O caso aconteceu no dia 3 de maio deste ano, quando a mãe saiu para comprar um remédio e deixou os três filhos em casa, mas pediu a avó, que morava próximo, olhasse eles e a mesma estava tomando banho quando o fogo começou.

Após a saída da mãe, a criança de 7 anos foi para a residência da avó. No momento do incêndio, vizinhos ouviram o menino de 3 anos chorando por causa das chamas e arrombaram a casa para salvá-lo. Já o bebê de um ano estava dormindo no sofá e morreu carbonizado.

 whatsapp image 2018 05 03 at 13.32.21

De acordo com o laudo pericial do Corpo de Bombeiros, um curto-circuito em uma tomada teria iniciado o incêndio. Segundo o delegado Bel Hermes, os acontecimentos indicam negligência das responsáveis ao deixar os menores sem supervisão.

"No meu entendimento, houve em um primeiro momento o abandono de incapaz e depois o homicídio culposo pela negligência de deixar essas crianças sozinhas", informou o delegado.

O inquérito foi encaminhado para a Justiça e está sob análise do Ministério Público antes que a denúncia seja formalizada.

Com informações G1