ESTADUAL

 

Audiência pública será realizada para discutir implantação do Diário dos Municípios

09001313

Na manhã desta quarta-feira 28/6, o deputado Aluísio Martins (PT) usou dos dois minutos destinados aos pequenos avisos para comunicar que ele, apresentou requerimento, na Casa, que tem como objetivo de que seja realizada audiência pública, no dia 10 de junho, desse ano, para tratar da implantação do Diário dos Municípios.

 

“Nós aprovamos, nesta Casa, no ano passado, a implantação do Diário Eletrônico do Estado. E desde abril, agora desse ano, a realidade é que não existe mais diário eletrônico no Diário Impresso do Estado do Piauí. E agora seria exatamente, os municípios. Isso já acontece em 19 estados  da Federação Brasileira, dos 27 Estados”, destacou.

Aluísio Martins ressaltou sobre a importância de debater essas questões e lembrou que nas conversas que teve com os prefeitos, uma das reclamações e exatamente a de que a cada dia a receita cai e a despesa aumenta.

Estado abre 3 mil vagas para curso de Administração em vestibular da Uapi

9000133
O período de inscrição para o vestibular no sistema da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) inicia nesta segunda-feira (26), para o curso de bacharelado em Administração. Foram contempladas 60 cidades distribuídas por todo o território do estado e, para expandir o ensino superior a distância, o vestibular vai ofertar 3 mil vagas. A ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). 
 
As inscrições ocorrerão, exclusivamente, via Internet, no endereço eletrônico http://nucepe.uespi.br e encerram às 13h do dia 07 de julho. Terão inscrição gratuita os candidatos oriundos da Rede Pública de Ensino do Piauí, concludentes do Ensino Médio (3º ano) e/ou que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programa Social do Governo (CadÚnico), bem como aqueles oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas privadas. Para os demais candidatos, a taxa de inscrição custa R$ 30.
 
As provas do processo seletivo do vestibular ocorrerão em uma única etapa, no dia 06 de agosto, compreendendo duas provas, uma objetiva e de redação, das 8h30 às 13h30. A aplicação será realizada em centros de aplicação específicos, cujos endereços constarão no cartão de informação dos candidatos, nos municípios de Água Branca, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença do Piauí.
 
 
Cronograma
 
1. Inscrições - 26.06 a 07.07.17
2. Última data para pagamento da taxa de inscrição - 10.07.17
3. Prazo final (data de postagem) para envio de documentação dos candidatos que pleiteiam isenção da taxa de inscrição e Sistema de Reserva de Cotas - 10.07.17
4. Resultado das inscrições deferidas para candidatos que pleitearam isenção da taxa de inscrição - 17.07.17
5. Pagamento da taxa de inscrição para candidatos que pleitearam isenção de taxa de inscrição e tiveram suas inscrições indeferidas - 18.07.17
6. Homologação das inscrições de candidatos cotistas - 24.07.17
7. Disponibilização do cartão de informação na internet - 25.07.17
8. Realização da prova escrita objetiva- 06.08.17
9. Divulgação do gabarito preliminar - 07.08.17
10. Recursos contra questões da prova escrita objetiva - 08 e 09.08.17
11. Resultado dos recursos contra questões da prova escrita objetiva - até 15.08.17
12. Divulgação do resultado final - até 30.08.17
 
Municípios com oferta de vagas
 

NA ALEPI: Comissões aprovam Bolsa Atleta e plano de servidores da Uespi

0988813

As Comissões de Administração Pública e Política Social e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação aprovaram, hoje(21), as Mensagens 05/2017 e 23/2017 que criam o Programa Bolsa Atleta Piauí e que reestrutura o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Técnicos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), acatando pareceres favoráveis dos deputados Liziê Coelho(PTB) e Luciano Nunes(PSDB). 

A deputada Flora Izabel(PT), primeira secretária da Assembleia Legislativa, agradeceu aos membros das comissões a aprovação da mensagem da Uespi, afirmando que a proposição visa corrigir a defasagem salarial dos servidores daquela instituição de ensino superior, que, segundo ela, vinham lutando desde 2011 pela reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.Em relação ao Programa Bolsa Atleta, a relatora, deputada Liziê Coelho, afirmou que a proposição beneficiará os atletas olimpicos e paraolímpicos piauienses que terão ajuda financeira para treinar e participar de competições nacionais e internacionais.

Na reunião das comissões, foram aprovados ainda pareceres dos deputados Georgiano Neto(PSD) e Liziê Coelho às Mensagens 99/2017 e 14/2017 do Poder Executivo que tratam sobre a criação do Conselho Estadual dos Direitos da Comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e sobre o pagamento da gratificação de incremento de arrecadação aos servidores da Secretaria de Fazenda.Os deputados Georgiano Neto e Francis Lopes(PRP) tiveram aprovados pareceres favoráveis ao Projeto de Lei 137/2017 do deputado José Hamilton(PP) que dispõe sobre a formação de parcerias do Governo com hospitais privados para realização de cirurgias bariátricas no Piauí e ao Projeto de Lei 36/2017 do deputado Evaldo Gomes(PTC) que trata sobre a destinação para as escolas estaduais de materiais de informáticas apreendidas pela Secretaria de Fazenda.



Participaram da reunião os deputados Wilson Brandão(PSB), presidente da Comissão de Administração, Severo Eulálio(PMDB), presidente da Comissão de Finanças, Georgiano Neto(PSD), Liziê Coelho(PTB), Francis Lopes(PRP), Luciano Nunes(PSDB), Gustavo Neiva(PSB), Flora Izabel(PT), João de Deus(PT), líder do Governo, Edson Ferreira(PSD) e José Hamilton(PP). A vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo, o pró-reitor de Planejamento e Finanças, Paulo Henrique da Costa Pinheiro, e um grande número de servidores da instituição acompanharam a reunião das comissões.

Deputado Aluísio Martins ressalta o programa Universidade Aberta do Piauí

34556

O deputado estadual Aloísio Martins (PT) destacou a criação da Universidade Aberta do Piauí, que inicialmente vai alcançar 147 cidades e que tem como meta a universalização do ensino superior até o final do governo.“Todo municípios são cobertos pelo ensino médio. A próxima meta é universalização do ensino superior, com o lançamento do edital do vestibular... para que as pessoas possam estudar no local onde moram. Não é curso a distância, mas um curso semipresencial. Com professores preparados para o ensino. Já está comprovado que esses alunos com cursos de mediação tecnológica ter um rendimento muito maior do que os alunos de cursos presenciais. E de forma gratuita. São três mil vagas em quase 60 municípios”, destacou.

O deputado Dr. Hélio Oliveira (PR) pediu a palavra para destacar universalização do ensino superior na gestão do governador. “Isso cria um diferencial muito grande quando oferece a oportunidade das pessoas de fazerem um curso superior se sem deslocar de seus municípios”, ressaltou o parlamentar, destacando o excelente trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação nas muitas ações nessa linha”.

O líder do Governo, deputado João de Deus (PT), afirmou que o governo está fazendo uma revolução no estado. E lembrou que veio para Teresina fazer o ensino médio e depois ingressou na Universidade Federal. Como a maioria das pessoas, também não retornou para a sua cidade de origem, daí a falta de profissionais qualificados nos municípios.  “O governador quer justamente que as pessoas permaneçam mas sua cidade e essa é mais uma das ações nesse sentido”.