GERAL

Nova lei permite a cobrança de valor diferente para compras em dinheiro

904511

O presidente Michel Temer sancionou a lei que possibilita descontos para os consumidores caso o pagamento seja feito em espécie, e não em cartão de crédito ou débito. A lei que regulamenta a diferenciação de preços tem como origem a Medida Provisória (MP) 764/2016. A cerimônia de assinatura da sanção presidencial ocorreu no fim da manhã desta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto.

Além de permitir que os comerciantes cobrem preços diferenciados para um mesmo produto em função da forma de pagamento, a medida possibilita a variação do valor em função do prazo de pagamento.

Entre as mudanças feitas pelo Congresso ao texto original está a obrigação do fornecedor de informar, em lugar visível, os descontos que são oferecidos, tanto com relação ao meio de pagamento quanto em relação ao prazo. O comerciante que não cumprir essa regra estará sujeito a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

A diferenciação de preços já estava valendo, uma vez que ela foi apresentada por meio de MP. No entanto, como sofreu alterações durante a tramitação no Legislativo, precisa ser sancionada pela Presidência da República para virar lei.

A MP foi apresentada pelo Executivo, em meio a um pacote de medidas macroeconômicas que foram publicadas sob a justificativa de possibilitar o aumento da produtividade no país.

A expectativa é de que, ao permitir a diferenciação de preços, ela estimule a queda do valor médio cobrado pelos produtos, de forma a evitar que consumidores que não usam o cartão como forma de pagamento paguem as taxas dos cartões, quando embutidas nos preços dos produtos.

(Com informações da Agência Brasil)

Nucepe realiza neste domingo seletivo para a Prefeitura de Teresina

8000013

O Nucepe – Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí – UESPI está finalizando os detalhes para a aplicação, no próximo domingo (25/06), das provas para o processo simplificado da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Teresina. Serão contratados por meio do certame 537 professores que vão atuar na educação fundamental do município nas várias regiões da cidade.

Para ter acesso aos locais de prova os candidatos precisam obter os seus respectivos cartões de informação acessando o site da UESPI (www.uespi.br/nucepe). As provas serão aplicadas no horário das nove às doze horas, nos seguintes locais: 1) Campus Poeta Torquato Neto – UESPI, 2) Unidade Escolar Benjamim Batista, 3) Unidade Escolar Dom Severino, 4) Unidade Escolar João Clímaco de Almeida, 5) Liceu Piauiense, 7) Unidade Escolar Eurípedes de Aguiar, 8) Centro de Formação Professor Odilon Nunes e 9) Colégio Helvidio Nunes. Ao todo, cerca de 5.670 candidatos estão com inscrições confirmadas para concorrer ao seletivo.

O processo seletivo da Semec/PMT teve suas inscrições realizadas no período de 12 a 26 de maio passado e as inscrições custaram R$ 50,00 para as pessoas não isentas. Os professores selecionados irão ministrar aulas das disciplinas de Português e Matemática.

A divulgação do Gabarito Preliminar da Prova Escrita Objetiva está prevista para o dia 26, enquanto os recursos contra questões e gabarito da Prova Escrita Objetiva serão recebidos entre os dias 27 e 28. Já o resultado dos recursos contra questões e divulgação do Gabarito Oficial da Prova Escrita Objetiva está previsto para ser divulgado até 10 de julho e o resultado final do certame deve sair até 14 de julho.

Atualmente estão em andamento no Nucepe/UESPI dez concursos e/ou processos seletivos, parte deles nas fases de elaboração e planejamento e outros já na fase de aplicação das provas.

 

Fonte: Com informações da Ascom/UESPI

FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO: Dia do Vaqueiro começa com café da manhã em Campo Maior

Na manhã deste sábado 10/06 no Centro Diocesano de Campo Maior aconteceu um grande café da manhã em homenagem ao dia do Vaqueiro. O evento faz parte das comemorações do Festejo do Glorioso Santo Antônio, na oportunidade estiveram reunidos centenas de vaqueiros de toda região dos Carnaubais.

Estiveram presentes o prefeito de Campo Maior Prof. Ribinha, Dep Aloisio Martins além de vários vereadores e secretários municipais. Durante o café, muitos vaqueiros se emocionaram com a estrutura e organização do evento.

cafe 1

cafe 3

cafe 2

19030192 1872232106363126 8180839734269510871 n

 

FATALIDADE: Jessé Rodrigues morre ao sofrer infarto e cair de bicicleta

O fazendário Jessé Rodrigues de Sousa, de 55 anos, morreu após sofrer infarto fulminante e cair da bicicleta que andava, na tarde dessa quarta-feira, 07.06. A morte acontece a poucos metros de sua casa, na Rua Doutor Pedro Teixeira.  O SAMU chegou a ser acionado, mas quando os socorristas chegaram ao lado constataram o falecimento de Jessé.
Jesse3

Jessé foi visto, momento antes de sua morte, praticando ciclismo na BR-343. Ele gostava de praticar ciclismo e fazer musculação em academias de Campo Maior, o que deixou muita gente supresa com a sua morte por infarto. 

A Polícia Civil também foi chamada ao local, uma vez que era preciso averiguar as circunstancias que a morte ocorreu. O delegado Anchieta Nery, ao se deparar com o corpo de Jessé, disse que as evidencias levava a confirmação do infarto fulminante.


jesse1

O delegado disse que as testemunhas também confirmam o infarto. “Não há evidencias no local de acidente de trânsito ou de qualquer outro tipo de violência, apenas um ferimento na cabeça, causado pela queda. Isso tudo confirmando pelas testemunhas, que conseguiram ver o momento do acontecido”, deletada o delegado ao PortaldeCampoMaior.

O corpo de Jessé foi levado ao necrotério do Hospital Regional de Campo Maior e depois liberado para o seu velório.    
jesse2

 arraiaparaiba