Estrada esperada há 70 anos acaba o isolamento e ajuda a escoar produção

Para uns moradores é a redenção econômica e para outros é o instrumento que tira do isolamento centenas de pessoas. Mas todos concordam que os 14 quilômetros da estrada da comunidade Esmeralda, na região dos Corredores, em Campo Maior é uma grande ação do Município, que mudou a realidade da população local.
esmeralda 23

O prefeito de Campo Maior, Professor Rbinha, fez nesse sábado, 12.08, a visita técnica à comunidade Esmeralda e Cajazeiras, onde as máquinas e homens da Prefeitura de Campo Maior concluem os 14 quilômetros da estrada que tira da região do isolamento, proporciona o escoamento da produção agrícola e a interliga os municípios de Campo Maior e Coivaras.
esmeralda 30

O prefeito, que estava acompanhado dos secretários Lustosa (Limpeza e Iluminação) e Carlos Torres (Relações Institucionais), ouviu os agradecimentos dos moradores que esperavam pela estrada há 70 anos.

Ribinha visitou a casa do agricultor Francisco da Costa, de 76 anos, mais conhecido como Chico Coco. O chefe da família Costa disse que a estrada vai facilitar o acesso dos netos à escola. “Meus netos precisam ter a oportunidade estudar que eu não tive, por isso estou feliz com a estrada”, diz emocionado Chico Coco.
esmeralda 35

O produtor de melancias, José Matias, conhecido como Zezé, disse que já estava pensando em desistir de plantar melancias porque não tinha estrada para escoar, mas com a construção da vicinal mudou de ideia e já está planejando até em aumentar a produção. “A estrada é a porta do progresso, por isso vou continuar produzindo”, disse o produtor.
esmeralda 40

O jovem casal Paulo e Layane, que moram na comunidade há seis anos, já planejava mudar para outra região, porque não suportavam mais viver isolado. Layane disse que a construção da estrada fez ela alterar os planos e resolveu seguir morando no lugar em que o marido nasceu. “Aqui mora os pais do meu marido e com a construção da estrada vejo outras oportunidades surgindo”, declara.  
esmeralda 2esmeralda 11esmeralda 16esmeralda 7

Auxiliares são estimulados a cuidar de crianças especiais nas escolas de Campo Maior

hel6

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Maior - SEMED recebeu na manhã desta quinta-feira (10.08) quase 60 cuidadores educacionais. São auxiliares dos professores municipais que ajudam os docentes no ensino de crianças especiais matriculadas nas escolas da rede.  

A palavra de ordem é a inclusão. A secretária de Educação Conceição Lima, a coordenadora de Educação Especial Rosélia Brito, a gerente de Ensino, a professora Ana Cunha e a psicóloga Heldania Mororó trabalharam os temas e dinâmicas do encontro. 

hel7

 

"A rede municipal de educação de Campo Maior apresenta, segundo as matrículas do Censo, aproximadamente 220 alunos com necessidades educaionais especiais, dentre eles temos um grande número de autistas, de alunos com deficiências intelectuais, com surdez, com sindrome de down e com cegueira. O município está em segundo lugar no Estado com relação ao desenvolvimento da inclusão, ficando atrás apenas para a capital", contou a coordenadora.

hel2

Rosélia Brito explicou, que o ser humano precisa está motivado para tudo, até mesmo para sair da cama quando acorda pela manhã. "Como estes profissionais trabalham com um público que requer uma atenção especial, temos, que trabalhar a motivação deles para alcançarmos um bom resultado", destacou a coordenadora.

O grupo de cuidadores educacionais do município são 68, a maioria é prestador de serviço. Além deles existem os psicopédagogos, que ficam nas salas de Atendimento Educacional Especializado - AEE. O município possui 13 salas de AEE na sede e na zona rural funcionando e vai passar para 16.

hel4

Texto: Valdamir Alvarenga

Fotos: Arquivo SEMED.

Encontro capacita agentes para trabalhar o Projeto Criança Feliz em Campo Maior

nil2

A secretária de Assistencia Social de Campo Maior - Nilzana Gomes reuniu na manhã desta quarta-feira (09.08) agentes para uma capacitação do Projeto Criança Feliz, no município de Campo Maior. O encontro aconteceu no Auditório da 5ª Regional de Saúde. Este Projeto, que terá início em breve, segundo a secretária serão beneficiadas 150 crianças.

nil1

O programa Criança Feliz foi lançado em outubro de 2016 para trabalhar estratégias de desenvolvimento concentrando os esforços para os cuidados a criança desde a primeira infância; a saúde delas, e a educação desde zero a seis anos de idade.

O Público alvo do Programa é atender prioritariamente as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, como também gestantes. Segundo a secretária Nilzana Gomes o Ministério do Desenvolvimento Social defende que cada fase da criança depende da anterior para que as funções cada vez mais complexas possam ser realizadas, numa sequencia de construções e aquisições de novas habilidades, de forma contínua, dinâmica e progressiva.

nil3nil4

Texto: Valdamir Alvarenga

Fotos: SEMAS (Arquivo)

SAAE adquire veículos para o combate ao desperdício de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior, (SAAE), recebeu oficialmente nesta quarta-feira (02/08), do prefeito José Ribamar de Carvalho, Professor Ribinha, e do diretor do SAAE, João Lima,  quatro novas motocicletas que vão ser usadas no combate aos vazamentos e desperdícios de água.
saae 95

Dentre os trabalhos que serão realizados com as novas motocicletas: serviços em hidrômetros, ligações de água, leitura, monitoramento e controle do abastecimento de água, entre outros.
saae 28

João Lima lembrou que a aquisição própria da autarquia municipal faz parte das ações do plano estratégico elaborado pelos servidores, como aparelhamento de equipamentos, máquinas, móveis e reformas. “O objetivo é buscar cada vez mais a eficiência dos serviços no atendimento da população, por isso a necessidade do investimento, que auxiliarão equipes do SAAE, na execução de diversos trabalhos”, enfatizou o diretor.
saae 16

O prefeito falou da importância e do desafio que o SAAE tem de fazer um trabalho de conscientização e ao mesmo tempo prestar um serviço de qualidade.

Em sua fala, Ribinha destacou que se sente privilegiado por nesse momento que Campo Maior completa 255 anos, um professor de família simples, vindo do interior, estar hoje prefeito, é raro acontecer, mais todos os dias, ele se alimenta de responsabilidade e vontade de fazer Campo Maior crescer, e dispostos a trabalhar sempre.
saae 13

“Precisamos trabalhar com planejamento, com metas, a organização é fundamental para o diferencial de uma gestão e o SAAE tem mostrado isso em índices, dados e números, o quanto o serviço do abastecimento de água tem melhorado e precisamos melhorar ainda mais”, finalizou. 
saae 19saae 23saae 30saae 34saae 45saae 46saae 55saae 64saae 103

 armazemparaiba