Trilha JONAS 171017

POLÍTICA

43212

O senador Elmano Férrer atendeu ao pedido do PMDB e votou não pelo afastamento do senador Aécio Neves. A votação teve início por volta das 18h no Senado Federal. O mesmo posicionamento foi seguido pelo senador Ciro Nogueira. O PP registrou apenas um voto pelo afastamento, o da senadora Ana Amélia. Já a senadora Regina Sousa votou com o PT pelo afastamento do parlamentar. 

Os parlamentares votaram a decisão da 1ª Turma do STF, que determinou a suspensão do exercício de função pública e o recolhimento domiciliar noturno de Aécio. Na semana passada, os 11 magistrados do Supremo discutiram e a maioria decidiu que eventuais restrições a deputados e senadores devem ser submetidas à análise dos plenários da Câmara e do Senado. 

 

Na manhã desta terça 17/10, Dom Francisco de Assis, bispo de Campo Maior, visitou o Palácio do Jenipapo, sede da Câmara Municipal de Campo Maior. O bispo foi acompanhado do padre Raimundo Duarte e foi recebido pelo Presidente da Câmara, Fernando Miranda, e por outros mais 7 vereadores. Dom Francisco foi acolhido por todos e recebeu de cada um as palavras de boas-vindas.

bispo1

Confira a mensagem de Dom Francisco aos vereadores:

Diocese de Campo Maior, PI

Visita à Câmara dos Vereadores de Campo Maior

Dia 17 de outubro de 2017

Saúdo à Vossa Excelência, Fernando Miranda, Presidente desta Casa Legislativa, Palácio do Jenipapo; na vossa pessoa saúdo aos demais Vereadores. Estendo minha saudação à Vice-Presidente, Gabriella Pinho, na qual saúdo todo o corpo de assessores parlamentares e funcionários da Casa.

A minha visita ao Palácio Legislativo Municipal se reveste de caráter diplomático. Como pastor diocesano da Igreja Católica em todo o território da Diocese que tem Sede nesta cidade, a terra dos carnaubais, Campo Maior, após visitar o Sr. Prefeito Municipal, Professor José Ribamar e todo o Secretariado do Governo Municipal, também desejei visitar-vos na Câmara Municipal.

No dia 30 de setembro deste, uma multidão recebeu na entrada da cidade o terceiro bispo que, enviado pela Sua Santidade, o papa Francisco, sucessor de Pedro Apóstolo, veio para dirigir os caminhos eclesiais desta Diocese. A Igreja católica presente em cada canto dos 26 municípios que formam a Diocese de Campo Maior, tem o privilégio de conhecer bem de perto a vida das pessoas, bem como as diversas expressões culturais e a realidade sócio-econômica da região.

“A Igreja, perita em humanidade, em uma espera confiante e ao mesmo tempo operosa, continua a olhar para “novos céus”, e para a “terra nova”, e a indicá-los a cada homem, para ajudá-los a viver a sua vida na dimensão do sentido autêntico” (Doutrina Social da Igreja).

A Diocese de Campo Maior liderada por mim, Dom Francisco de Assis, assistido pelo clero diocesano, continua disposta a cooperar convosco para que as pessoas possam ter o seu sofrimento amenizado, unindo forças pelo progresso com prosperidade, a partir do perene diálogo com as Instituições Municipais, entre as quais, o Poder Legislativo Municipal.

Sr. Presidente, a Igreja Católica trabalha incansavelmente “pela salvação das almas”, esta é a nossa missão; mas também entende que inserida na vida da sociedade, como no Segundo Livro da Bíblia, o Êxodo, a Igreja vê, escuta e age para promover a vida com dignidade de todos os filhos e filhas de Deus.

Senhores e Senhoras vereadores, desde a minha nomeação como bispo desta Diocese, a partir da missão a mim confiada pelo Papa Francisco, estou compreendendo que a minha missão como bispo, começa pelo aperto de mãos e assim, chegar ao coração de cada pessoa, homem e mulher de boa vontade.

Hoje, quero vos dizer que vim apertar as vossas mãos, cumprimentar a todos, sinalizando com isso, como diz o Apostolo João na sua carta, “que Deus é o primeiro a nos amar”, para que possamos levar o Amor a todos. Com isso, concluo dizendo que “para os cristãos o Evangelho não é uma teoria, mas um fundamento e uma motivação” para o nosso agir!

Rogo ao Senhor Jesus!

Dom Francisco de Assis, Bispo Diocesano de Campo Maior

Senhor Jesus, abundantes bênçãos para todos.

Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação Diocesana

Dom Francisco de Assis, novo bispo de Campo Maior, já começou a cumprir as visitas às paróquias e áreas pastorais da Diocese de Campo Maior. Logo no dia seguinte de sua Posse Canônica (1 de Outubro), acompanhado de Padre Raimundo Duarte, ele celebrou às 8h30min na Catedral de Santo Antônio e às 18 horas, na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Campo Maior.
merces 34

Nas Mercês, o bispo celebrou, ao lado do padre Expedito, a missa em honra a Santa Teresinha. O vigário da paróquia aproveitou a celebração tradicional para entregar certificado de honra ao mérito ao prefeito Professor Ribinha e ao superintendente de Obras, Dibes Ibiapina, pelos relevantes serviços prestados à paróquia de Nossa Senhora das Mercês.
merces 104

O prefeito Rbinha ficou bastante emocionado com a horaria e disse que a Prefeitura de Campo Maior vai continuar sempre tendo uma boa relação com as Igrejas do município. “Para mim é gratificante sempre mantemos uma atenção a todas as Igrejas”, destaca o prefeito.
merces 111

Na quarta-feira (04), Dom Francisco continuou as visitas. No mesmo dia visitou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Porto-PI, e a de Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas-PI.
merces 6merces 10merces 33merces 35merces 91merces 67merces 72merces 58merces 13merces 81merces 79

Cerca de 280 crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental, na rede municipal de Educação serão beneficiadas com a renovação do convenio entre a Prefeitura de Campo Maior e a Polícia Militar que implanta o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
proerd 21

O termo de renovação foi assinado pelo prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, e a secretária de Educação, Conceição nessa quarta-feira, 04.10. O convênio foi assinado na presença da coordenadora estadual do programa, major Elizete Lima, que ficou animada com a renovação do programa em Campo Maior. “Aqui em Campo Maior ampliamos o número se crianças beneficiadas”, destaca a major.
proerd 24

Em 2017 o PROERD de Campo Maior foi ampliado passando de 80 crianças para 280. O prefeito Ribinha disse que a inciativa busca iniciativas alternativas dentro de propostas pedagógicas para auxiliar o processo de ensino para integrar família à escola, aproximando a relação de alunos, pais e professoras.

A secretária Conceição Lima destaca que o Proerd é uma ação que já existe em Campo Maior desde 2013 e vem alcançando resultados consideráveis e a renovação do convenio garante que os alunos continuem tendo instruções sobre o enfrentamento às drogas e outros tipos de violência.    

paaibaprontook