trilhaoutubro2018

SAÚDE: Campo Maior terá plano de ação para prevenção do suicídio

DSC 5629

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde vai elaborar em parceria com outras instituições, um plano de ação para prevenção do suicídio que visa à sistematização e organização do fluxo de atenção e cuidado à saúde do paciente em risco de suicídio, buscando a redução desse agravo de saúde.

A reunião para tratar sobre o assunto aconteceu na tarde dessa terça-feira 19/12 e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcelo Mirada, da secretária municipal de Assistência Social, Nilzana Gomes, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, psicólogos, além de representantes do CAPS, NASF e assistência hospitalar. O plano é uma ação de conscientização para as questões que envolvem a saúde mental. Uma delas é a elaboração.

No plano deverá prever medidas como campanhas educativas, ações de promoção em saúde e prevenção de danos, reforçando a ação da atenção primária, visando o fortalecimento e a melhoria da qualidade de vida dessa população.

Uma das principais estratégias que deverá ser adotada no plano, como explica o secretário Marcelo Miranda, é “trabalhar a prevenção do suicídio logo na atenção básica, sensibilizando as equipes de Estratégia da Saúde da Família e capacitando os agentes comunitários de saúde para que eles estejam aptos a identificar pessoas com comportamentos autodestrutivos e fazer os encaminhamentos necessários para o tratamento adequado”.

DSC 5610

DSC 5653

paraiba60pronto