Trilha JONAS 01112017

Retrospetiva 2017: Prefeito Professor Ribinha fazendo muito mais por Campo Maior

sole 30

 

1 - PAVIMENTAÇÃO: Novos trechos urbanos asfaltados

O prefeito deu início em, 26.05, a retomada do asfalto de ruas de Campo Maior, complementando a etapa de pavimentação urbana iniciada no ano passado, onde foi feito o asfaltamento de mais de 50 vias da cidade.

Ele solicitou ao Governo do Estado um aditivo do projeto Cidade Asfalto e conseguiu a implementação a pavimentação para as Ruas Coronel Rafael Oliveira, (atrás da AABB); Doutor Pedro Teixeira (Após a BR-343); Cônego Gastão Pereira (próximo ao Estádio) e também trecho da Rua Altivo Araújo (próximo ao CSU).

AÇUDE

 

2  - Estrada esperada há 70 anos 

ajuda a escoar produção 

Para os moradores da comunidade Esmeralda, na região dos Corredores, os 14 quilômetros da estrada construída pelo prefeito Ribinha mudou a realidade da população local e foi o fim do isolamento de centenas de pessoas, facilitando ainda o escoamento da produção agrícola e a interligação dos municípios de Campo Maior e Coivaras.

stsda

 

3 - Retomadas novas etapas de

Trabalhos da Orla do Açude

Trabalhos na Orla do Açude são retomados para mais uma etapa. As etapas concluídas na gestão do prefeito Ribinha foi asfaltamento em todas as ruas que formam a Orla; elevação do nível do calçamento, e a recuperação do antigo passeio, próximo ao Iate e o prolongamento da nova passarela passando nas imediações do Clube.

A obra de revitalização da Orla foi executada com recursos próprios da Prefeitura com contrapartida do Governo do Estado, através da articulação do deputado estadual Aluísio Martins. Nesta gestão foram concluídas a pavimentação, com 3.600 lajes ornamentais, do passeio, deixando a margem do Açude mais bonita para as caminhadas.

AÇUDE2

4 - Calçamento tira do isolamento

dezenas de famílias do Cariri

A Prefeitura entregou a famílias do Bairro Cariri 600 metros quadrados de calçamento na Rua Travessa Amapá. A inauguração fez parte da programação dos 100 dias de gestão ‘Mais Mudanças’, do Prefeito Professor Ribinha.

A pavimentação foi construída com recursos próprios da Prefeitura, por meio do SAAE (Serviço Autônomo de Água Esgoto). Antes dezenas de famílias do Bairro viviam sem acesso adequado à BR-343.

cariri3

 

5 - Mais de 1.500 mudas de plantas

foram distribuindas em troca de Peti

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria de Meio Ambiente continua promovendo campanhas em prol do verde, como a troca de mudas por garrafas pet, que estimula a população a preservar o meio ambiente. A ação consiste na troca sustentável de garrafas pet por mudas de plantas. As pessoas podem trocar garrafas plásticas por uma muda dos três tipos disponíveis: frutíferas, medicinais e ornamentais, a cada 3 garrafas pet, a pessoa pode escolher 1 muda de planta. A troca é realizada das 8hs até as 11horas, na primeira segunda-feira de cada mês, na praça da Prefeitura.

Segundo o gerente de Meio Ambiente, Lucas Ribeiro, a campanha objetiva conscientizar a população de que atitudes corretas contribuem para preservação do meio ambiente e reduzem a agressão à natureza, “O intuito é demonstrar para as pessoas as vantagens de preservar o meio ambiente, contribuindo para a redução do volume de lixo no aterro sanitário e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas, bem como a arborização da cidade”. disse ele Ribieiro.

cairir 2

 

6 -   100 DIAS: Prefeito entrega

carro ao Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar de Campo Maior recebeu uma viatura zerada,  padrão do Ministério da Justiça (modelo Cintroen Aircross, motor 1.6, ano 2017), O veículo foi entregue no dia 20/4, pelo prefeito Ribinha. O automóvel é usado nas diligências durante os plantões do Conselho Tutelar e foi adquirido pela Prefeitura, através de emenda da senadora Regina Sousa, (PT). A aquisição do veículo faz parte das ações dos 100 dias do Governo mais Mudanças.

 

7 - SAAE está entre os 30 melhores

serviços municipais de água do Brasil

O SAAE de Campo maior está entre os 30 melhores serviços municipais de água do Brasil, segundo a Associação Nacional dos Serviços de Saneamento, (ASSEMAE). A escolha foi  durante o 47º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE em Campinas/SP.

O evento acontece anualmente no mês de junho e é considerado o maior do setor de saneamento básico. O diretor do SAAE, João Lima, esteve no congresso para falar sobre a gestão exitosa do órgão.

saae

 

8 -  Prefeito é empossado presidente

do Conselho Regional de Desenvolvimento

O prefeito Ribinha, foi empossado presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Território dos Carnaubais, durante a I Plenária Ordinária do Conselho Territorial, promovido pela Secretaria Estadual de Planejamento.

O evento foi na Câmara de Vereadores de Campo Maior e contou com prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades dos 16 municípios que formam o Território dos Carnaubais.

Ribinha disse, na posse, que não dá para pensar em desenvolvimento, sem articular políticas regionais, planejando ações comuns aos municípios. “Não se faz desenvolvimento isoladamente”, frisa o prefeito.

onselho

 

9 -  Campo Maior adere

ao Selo UNICEF

O prefeito de Campo Maior, professor Ribinha assinou em 12/7, o termo de adesão ao Selo UNICEF 2017-2020, renovando o compromisso com a nova edição em desenvolver ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, voltadas para promover, garantir o desenvolvimento em uma das fases mais importantes n vida da criança, na infância.

felizz

unicef

 

10 -  Calçamento põe fim a lama

e poeira no José Francisco Bona 

Gratidão. Esse é o sentimento dos moradores das quadras F.G. e H do Conjunto José Francisco Bona, cujas ruas estão pavimentadas pela Prefeitura. A população do residencial esperou pela obra há 24 anos. O calçamento foi construído com recursos próprios da Prefeitura de Campo Maior, que investiu no local mais de R$ 250 mil. Quatro ruas, com 130 metros de extensão foram calçadas. Os moradores agradeceram ao prefeito. “Eu pensei que ia morrer sem ver esse calçamento  na minha rua”, disse o aposentado Cícero Bernardo, de 96 anos.

calça

lça3

 

 11 -  SAÚDE: Prefeitura realiza

abertura da IV Semana do Bebê

A Prefeitura de Campo Maior realizou no dia 2/10, a abertura da IV Semana do Bebê. Três secretarias: Saúde, Educação e Assistência Social, se envolveram na ação do município numa parceria com o Selo Unicef.

O evento aconteceu na UBS do Bairro São Luís/São João e contou com presença do prefeito Professor Ribinha, do secretário municipal de Saúde, Marcelo Mirada e profissionais da saúde, além claro, da presença de mães com seus bebês. Na oportunidade foi feito a entrega de Kit de gestantes.  A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. “Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de nossas crianças. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social”, destacou o secretário Marcelo.

bebe

bebe2

 

12 -  Atendimento de combate a hanseníase

A população de Campo Maior teve a sua disposição a Campanha de Combate à Hanseníase com a Carreta da Saúde. Médicos, enfermeiros e agentes de saúde, prestaram atendimento e consultaram na Praça Luís Miranda pessoas com manchas suspeitas pelo corpo.

"Foi uma ação do Ministério da Saúde em parceria com as secretarias de Saúde do Estado - SESAPI e a secretaria de Saúde de Campo Maior", explicou o secretário de Saúde Marcelo Miranda. Segundo ele, a carreta esteve dois dias com consultas médicas gratuitas, exames, e tirando dúvidas sobre prevenção e controle da hanseníase, que é uma doença crônica, infectocontagiosa, que se cuidada a tempo tem cura.

 

13 -- Mais de 80 pessoas deixaram de fumar com o

Grupo de Controle do Tabagismo

Mais de 80 pessoas já conseguiram parar de fumar no Grupo de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do município. A pessoa interessada deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para se informar dos encontros. As reuniões do Grupo são com orientação de psicólogos e nutricionistas. Os participantes recebem ajuda para lidar com questões pessoais que os fazem manter o hábito de fumar. O vigia Antônio de Pádua, que fumava desde os cinco anos de idade deixou de fumar frequentando as reuniões. Ele fumou mais de 50 anos. O secretário de saúde de Campo Maior, Marcelo Miranda, disse que o programa é eficaz. Antônio  de Pádua, depois de mais de 50 anos, fumando, se livrou do vício no programa.

negg

  

 14 - Município melhora índices de alfabetização

com o PNAIC segundo dados nacionais

Os dados de evolução de aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Campo Maior vem melhorado a cada ano. Referente ao ano de 2014 a 2016, os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA comprovam isto. A coordenadora do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, no município, a professora Rosilene Oliveira explica esta evolução como demonstra os gráficos abaixos. "Estes resultado são dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa - INEP, dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, que foram avaliados.
Esta avaliação tem como objetivo aferir o nível dos alunos em leitura, escrita e matemática ao final do terceiro ano. Campo Maior obteve no nível de leitura, um percentual de 39% em escrita, um percentual de 59,14% dos alunos avaliados, e em matemática tivemos 48%", destacou a coordenadora.
camp

 

 15 - Educação Premiada em Campo Maior

🎖 HONRA AO MÉRITO🎖 
O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, e a secretária de Educação, Conceição Lima, fizeram na tarde dessa terça-feira, 28.11, a entrega de placas de honra ao mérito aos alunos que foram premiados na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas municipais - OBMEP 2017. O prefeito ficou satisfeito com o resultado conseguido pelas escolas Zenita Pires, Hilson Bona e Nossa Senhora de Fátima, que conseguiram medalhas durante a participação de Campo Maior.

hpnra

 honra2
 

 

 16 - A educação de Campo Maior é destaque nacional.

O projeto ‘Aventure-se na Leitura’, da Escola Municipal Raio da Esperança foi escolhido o 2º melhor projeto da II Mostra de Ciência do Cariri (MOCICA), realizada de 28 de agosto a 1º de setembro, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

O autor do projeto é o aluno Léo Pereira, que foi premiado como aluno destaque. A professora orientadora é Silvana Orsano, que venceu o prêmio ‘Professor Nota 10’. A premiação foi realizada nessa sexta, 1º de setembro, no encerramento da feira de ciências.

Com a premiação, o projeto da Escola Municipal Raio de Esperança foi credenciado a participar da Feira Internacional de Ciências, que será realizada em 2018, na Colômbia e assim se torna um dos poucos projetos brasileiros que irá representar o país no evento.

leo2

leo

 

17 - AMORARTE: Dois dias de feira renderam mais de R$ 50 mil para artesãos

 O prefeito e a secretária de Desenvolvimento Social, Nilzana Gomes, comemoraram os resultados da 1ª Feira de Artesanato dos Carnaubais, (AMORARTE), e apresentou os dados referente ao evento.Com renda de R$ 47.300 ( Quarenta e sete mil e trezentos reais) ,para os Artesãos (venda de Artesanato ) e empreendedores que participaram na praça de alimentação, durante a realização do evento, dentro da programação do aniversário dos 255 anos de Campo Maior.O prefeito e a secretária de Desenvolvimento Social, Nilzana Gomes, comemoraram os resultados da 1ª Feira de Artesanato dos Carnaubais, (AMORARTE), e apresentou os dados referente ao evento.Com renda de R$ 47.300 ( Quarenta e sete mil e trezentos reais), para os Artesãos (venda de Artesanato ) e empreendedores que participaram na praça de alimentação, durante a realização do evento, dentro da programação do aniversário dos 255 anos de Campo Maior.

feira 149


feira 170

 

18 - Trabalhando em parceria

com o homem do campo

Várias ações foram feitas em 2017 em parceria com o homem do campo maior o desenvolvimento agrícola no municípios de Campo Maior. Outra ação importante foi a assistência técnica aos pequenos projetos agrícolas de o fortalecimento da Agricultura Familiar;

Nas ações de assistência ao homem do campo, a Prefeitura Municipal de Campo Maior, por meio da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SMDR esteve em vários Assentamentos, o do Barro Vermelho,  foi prestado Assistência Técnica e promoção de aplicação de defensivo natural com o NIM INDIANO para repelir pulgões, cochonilhas e outras pragas comuns nas culturas hortícolas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Airton Matos, na oportunidade membros da equipe conversaram com os agricultores sobre os cuidados no cultivo da lavoura.

pime3

Texto: Valdamir Alvarenga

Fotos: Equipe CCOM

 

Aguarde mais fotos...

paaibaprontook