Trilha JONAS 01112017

Governo recua de proposta do reajuste de imposto sobre a energia elétrica

99999891

Com a anuência do governador Wellington Dias (PT), o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, anunciou aos empresários presentes em reunião realizada nesta quarta-feira (11/10), na sede da Federação das Industrias do Piauí, que será retirada da proposta de aumento de tributos encaminhada à Assembleia Legislativa, o reajuste no imposto incidente sobre a energia elétrica. Do encontro também participaram os deputados Rubem Martins (PSB), Juliana Falcão (PMDB), Luciano Nunes (PSDB) e Fernando Monteiro (PRTB), e o presidente da OAB-PI, Chico Lucas.

A proposta que chegou ao Legislativo esta semana, prevê ainda aumento de tributos sobre os combustíveis, serviços de telecomunicações, cigarros e bebidas, que serão mantidos no texto que irá tramitar na Alepi, ao que tudo indica, a partir da próxima semana. Uma audiência pública, também para discutir a proposta, foi agendada para a próxima terça-feira.

A preocupação, segundo o secretário, foi principalmente pensando em não onerar ainda mais o consumidor, que na semana passada já foi surpreendido com reajuste de 27% anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A mensagem encaminhada à Alepi previa mais 28% de aumento, a partir de janeiro do próximo ano.

paaibaprontook