trilhafull

Defensoria inicia atendimentos na primeira Jornada da Justiça Itinerante em 2018

676765

A Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou, nesta segunda-feira (22), a participação na primeira Jornada da Justiça Itinerante deste ano de 2018. A ação acontece até a sexta-feira (26), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, localizado na  Praça Desembargador Edgard Nogueira, s/n, Centro Cívico de Teresina.

No local a equipe da Defensoria presta atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.

“As expectativas para 2018 são as melhores possíveis, uma vez que esse trabalho já vem sendo desenvolvido há praticamente 15 anos e já está consolidado no Estado pela sua  credibilidade, rapidez e agilidade. Assim a tendência é cada vez mais aumentar o número de beneficiados e assistidos pela Defensoria, até porque as demandas de natureza familiar, registro público e alimentos têm demorado muito nas varas de Família,  então a Itinerante representa uma oportunidade única para a população carente resolver casos de menor complexidade”, afirma o diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior.

Quanto aos atendimentos no interior do Estado, Afonso Júnior explica que acontece obedecendo um calendário pré-estabelecido e fala sobre as peculiaridades que devem se registrar neste ano. “Para o atendimento em todo o Estado o calendário ainda não foi formalizado,  mas a tendência é que saia muito extenso nesse primeiro semestre, até porque é um ano eleitoral, então provavelmente será concentrado um bom número de atendimentos no interior nesse primeiro momento. O deslocamento das equipes para o interior demanda uma grande logística por parte das instituições que realizam esse atendimento então, eu sempre convoco as pessoas, através de todos os instrumentos de divulgação possíveis, para que compareçam e prestigiem esse trabalho que é de grande valia para a população do Piauí”, pontua o defensor.

Além da direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, a Defensoria Itinerante conta com a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva, tendo ainda em seus quadros os defensores públicos Arilson Pereira Malaquias, na 1ª Defensoria Pública Itinerante e Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante.

A Jornada da Justiça Itinerante é desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Os interessados em obter informações sobre a documentação necessária para casamento podem entrar em contato através dos números: 3230-7870/3230-7871.

paraiba60pronto