trilhafull

Após empurra-empurra e confusão, durante a barreira feita por professores em greve na passarela de acesso ao Plenário da Assembleia Legislativa, os deputados estadual aprovaram, na quinta-feira, os Projetos de Lei 32/18 e 33/18 do Poder Executivo que dispõem sobre a concessão de reajuste salarial de 2,95% para professores, servidores da Secretaria de Educação, policiais militares e civis, agentes penitenciários, bombeiros militares, auditores e procuradores do Estado.

aaeef08f 10c1 4fd6 91e3 12cb4316b200

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Francisco Limma disse que a lei não é uma operação matemática e o que surgiu, no caso da anulação do veto do governador Wellington Dias foi um impasse jurídico e legal, diante da situação.

Segundo o deputado Francisco Limma, diante do impasse jurídico, era preciso encontrar uma solução para a situação. Ele parabenizou os parlamentares da base governista, por terem tido a capacidade de compreender isso.

Limma acrescentou que não se pode deixar que o estado do Piauí chegue ao estado em que se encontra o Rio de Janeiro, por exemplo.

“Quero parabenizar a todos os que estão trabalhando em favor do reajuste salarial, sem importar o quanto, e dentro da legalidade”, disse Francisco Limma.

“Não somos nós os fazedores de leis e que iremos cometer qualquer ilegalidade e nós precisamos defender a lei, em qualquer situação e, quando acharmos conveniente, e se for necessário, inclusive refazer a lei. Vivemos em um regime democrático e nem que isso signifique, rever as nossas posições”, declarou Francisco Limma.

Em seguida, Robert Rios, Dr. Pessoa e Rubem Martins, também, declararam voto contrário ao Projeto de Lei. Os professores ocuparam os corredores da Assembleia Legislativa e as galerias do plenário para protestar contra a votação da matéria.

Ainda na sessão desta manhã, os deputados aprovaram em primeira e segunda discussões o Projeto de Lei Complementar 08/18 do Poder Judiciário que dispõe sobre a criação do cargo de juiz auxiliar da Vice-Corregedoria Geral de Justiça e reformula a composição do Conselho de Administração do Fermojupi (Fundo de Modernização do Poder Judiciário do Piauí).

Na primeira discussão da matéria, 24 deputados votaram a favor do PLC do Poder Judiciário, um parlamentar votou contra e cinco estavam ausentes da sessão plenária. Na segunda discussão, 23 votaram favoráveis, um votou contra e seis estavam ausentes do plenário. As proposições aprovadas esta manhã seguirão agora para sanção pelo governador Wellington Dias.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho (MDB), entrou com escolta e houve empurra-empurra, com alguns professores, cinegrafista e jornalistas caindo no chão e se machucaram levemente.

Com informações MN

Vem aí a 2ª Amorarte, Feira Regional do Artesanato dos Carnaubais 2018, cujo lançamento acontece nessa quinta-feira, 21, na AABB de Campo Maior. A feira será realizada nos dias 03 e 04 de agosto, dentro da programação do aniversário de Campo Maior, na Praça Valdir Fortes.
semas1

A feira deverá contar com mais 70 expositores de 15 municípios. O evento, que será realizado pela Secretaria de Assistência Social e promovido pela Prefeitura de Campo Maior, será detalhado durante o seu lançamento, nessa quinta, pelo prefeito Professor Ribinha e a secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes.

A exposição regional, que promove o artesanato, cultura e empreendedorismo, esse ano terá um diferencial com a promoção de concursos de poesia e artesanato.
semas

De acordo com o prefeito Professor Ribinha a realização do evento tem como proposta inicial incentivar a produção do artesanato e fomentar o empreendedorismo. “Mas também fazem parte desse evento o lazer, a cultura e culinária de Campo Maior”, destaca o prefeito.

A secretária Nilzana Gomes explica que o concurso de artesanato vai premiar, em dinheiro, os melhores trabalhos produzidos pelos participantes. “Esse ano a nossa Amorarte será ainda maior e com atrações a mais”, disse Nilzana.

O Prefeito municipal de Campo Maior, professor Ribinha e o secretário de Habitação Hilden Brito, tem a honra de convidar a toda a população Campo-maiorense para prestigiar a entrega de 20 (vinte) casas populares no Bairro Evereste.

As residências possuem 01 (uma) sala, 01 (uma) cozinha, 01 (um) banheiro, 02 (dois) quartos. As casas também são forradas e arejadas. O residencial Evereste conta também com uma praça para lazer e prática de esportes.

c13e0a7c ea11 4138 95e1 fc9894275286 1

As casas são dotadas de uma grande infraestrutura com água encanada, energia elétrica e calçamento. A entrega acontecerá na manha desta quinta -feira 14/06. As residências serão destinadas a famílias que moravam em áreas de risco, realizando um sonho de muito tempo e melhorando as condições de vida dessas famílias.

02338db8 bc2f 4e14 b093 55abc98732f3

88e01584 0f1e 456f 82d2 19d5b2c76f80

 

j222

O prefeito Professor Ribinha neste momento participa como coordenador de uma mesa redonda, que vai das 14 às 16, sobre Efetividade da Participação na Política de Saneamento Básico: Planejamento e Controle Social, no 48° Congresso Nacional de Saneamento promovido pela Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento - ASSEMAE, no Centro de Eventos, em Fortaleza-Ce.

Como palestrantes desta mesa redonda estavam a  secretária de Educação Conceição Lima e Rogério Borges Marques - Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades. O prefeito Ribinha foi o coordenador da mesa redonda.

Neste encontro estavam também o diretor-geral do SAAE João Lima, os vereadores Edvaldo Lima, Sena Rosa, Manin Pereira, o presidente da Camara Fernando Miranda, além da aluna Maria Eduarda Silva e a professora Sara,  orientadora. Elas são da Escola Municipal de Campo Maior, Mano Gaioso Castelo Branco. As duas foram apresentar experiências exitosas desenvolvidas na escola, escolhida para ser apresentada no evento.

j8

j7

j9 

Texto:  Valdamir Alvarenga

paraiba60pronto