trilhaoutubro2018

au

O professor e advogado Augusto Pereira Filho participou nos dias 10 e 11 de dezembro de 2018, do 1º Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES) e da XI Reunião Ordinária de Fórum de Coordenadores UAB, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em Brasília/DF, representando os coordenadores de Pólo da Universidade Aberta do Brasil - UAB, do Estado do Piauí, onde foram apresentados os produtos finais dos projetos desenvolvidos no âmbito da Educação à Distância, como também participou das discussões e o compartilhamento de informações e experiências relacionadas ao desenvolvimento de cursos no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil.

au2

au4

Há dois dias está sem chover em Campo Maior. E segundo a meteorologia isso deve permanecer até próximo do Natal, ou seja, final de dezembro. Isso porque um Vcan (Vórtice Ciclônico de Alto do Nível), impede a formação de nuvens de chuva na região Nordeste.
chuvasacumulado

“O Vcan tirou a nossa chuva que agora só deve voltar após o dia 17 de Dezembro”, detalha o professor de climatologia da UESPI, Werton Costa.

Ele explica que o Nordeste, nesse período, sempre teve a tendência de redução do volume pluviométrico, já que as chuvas de dezembro são concentradas no Sul. “Maior parte do Nordeste sem chuva nos próximos dias, mas ainda teremos nossas chuvas de final de ano”, detalha.

O professor Werton revela que nas regiões Norte e Nordeste está sob uma pré-estação de chuvas, que apresenta esses picos pluviométricos. “Por isso acontece esses vai e vens de chuvas”, relata.

O bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, anunciou durante a sua celebração na Igreja de Santa Luzia, no Bairro Santa Rita, que em janeiro de 2019 a Catedral de Santo Antônio e demais paróquias da Diocese de Campo Maior terão novos líderes pastorais com a nomeação dos novos vigários.
santaluzia 10

Dom Francisco celebrou a missa de despedida do padre Benedito Inácio, que deixa a paróquia de Santo Antônio e da Igreja de Santa Luzia para assumir o trabalho pastoral em José de Freitas, na paróquia de Nossa Senhora do Rosário. “Dia 30 de janeiro nosso padre Benedito estará assumindo uma nova missão”, disse o bispo.
santaluzia 39

Francisco também anunciou a saída do monsenhor Paulo Mateus, que em janeiro assumirá a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em José de Freitas. Paulo Mateus será substituído pelo padre Claudinei Silva, que estava em Altos. Padre Claudinei informou que sua posse na Catedral de Santo Antônio será dia 29 de janeiro, durante celebração às 19 horas. 
santaluzia 54

O prefeito Professor Ribinha prestigiou, acompanhado do presidente da Câmara, Fernando Miranda, da presidente do Bairro Flor do Campo, Maria Mércia, e do presidente do Bairro Santa Rita, Mauro César, a celebração da sétima novena de Santa Luzia.
santaluzia 15

 

nilza4

Com a vontade de fazer algo diferente em Campo Maior neste final de ano, a equipe da Secretária de Assistência Social - SEMAS, tirou do coração o desejo de participar da construção do presépio e foi buscar no que iria para o lixo, material reciclável, a inspiração para a criação do Natal da cidade. O objetivo é fazer um Natal bonito, e dar um fôlego a natureza com o reaproveitamento do material. O prefeito Professor Ribinha e a secretária Nilzana Gomes, ao meio dia, concederao entrevista a Rádio Meio Norte falando do projeto.

ALVA8

A ideia está sendo materializada pelas mãos de toda a equipe da SEMAS, artesãos, vigias, educadores sociais, assistentes sociais e outros voluntários, cada um ajuda na confecção das peças construídas com Peti, copos descartáveis, pneus e garrafões de água ultrapassados, prestes a irem parar no aterro sanitário.

 nilza6

 Do material que iria para o lixo surge os papai noeis coloridos nos tons vermelhos, como o tradicional bom velhinho", e os verdes como uma mostra, que na SEMAS ele veio nesta cor, como um símbolo de preservação ao meio ambiente

Quem visitar a oficina encontrará às árvores de Natal feitas com cabaças pintadas em diversas cores; e outras peças, que vão receber iluminação para mostrar que o Natal de Campo Maior, terá o que não pode faltar, muito brilho e luz, para acender as chamas de esperança nos corações dos campomaiorenses e de todos os que passarem pela cidade neste final de ano.

SALVA

 "A ideia de criar um Natal Sustentável foi justamente para nos contrapor ao problema da crise econômica, que o Brasil vive. Muitos prefeitos estão com dificuldades de realizar projetos pela questão financeira, e aqui em Campo Maior, o prefeito Professor Ribinha, pôr meio da Secretária Nilzana Gomes, está dando um exemplo, com uma iniciativa criativa, que é realizar o Natal Sustentável", explicou o gerente de Projetos Marco Roberto.

pp17

A ideia está estimulando a auto estima de todos. Segundo o artista plástico Luciano, em cada peça construída, muitos estão descobrindo, com o auxílio dos artistas plásticos e dos artesãos, que têm talentos. A iniciativa contagiou as pessoas da SEMAS e aos que estão na expectativa para conhecer este trabalho. O gerente de Projetos convida os campomaiorenses para abraçar este Natal.

SALVA4

"Daqui para a frente este modelo será a nossa marca registrada, o município ganha porque retira do meio ambiente muitos produtos que iriam para o lixo, os garrafões de água, que recebemos como doação das empresas, que não sabiam o que fazer com centenas de vasilhames, e contará pontos com a ideia, para Campo Maior concorrer ao ICMS Ecológico, que há mais de dois anos no Estado tem alcançado prêmios, dando exemplos de sustentabilidade”, comentou o gerente.

nilza2

pp14 

pp13

pps7 

nilza

pp5

 SALVA6

Texto - Valdamir Alvarenga

Aguarde mais fotos

paraiba60pronto