trilhaoutubro2018

Movimento Outubro Rosa atrai multidão no lançado em Campo Maior durante celebração de Santa Teresinha

ros13
 
O município de Campo Maior, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio de toda a gestão administrativa lançou nesta segunda-feira (01/10), o Movimento Outubro Rosa. A Campanha é conhecida mundialmente pela realização de ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama que acomete mulheres em todo o mundo.
thumbnail ros4
A Campanha foi aberta na cidade com uma missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês, no Bairro São João com a presença da secretária de Assistência Social Nilzana Gomes e equipes de várias secretarias, representando o prefeito Professor Ribinha e o secretário de Saúde Marcelo Miranda que estão na linha de frente deste movimento, mostrando para as mulheres a importância da prevenção.
thumbnail ros7
 
Segundo o secretário Marcelo Miranda, a cada ano o câncer de mama é preocupação para as autoridades de saúde. "Pesquisas recentes realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirma, que de 2018 a 2019 o número de casos de câncer no país chegará a 1,2 milhão", destacou Miranda, enfatizando a preocupação e a importância da Campanha com o envolvimento de todos para salvar vidas.
O Inca mostra na pesquisa que os casos da doença estão relacionados ao estilo de vida das pessoas e aponta os consumos de tabagismo, álcool, sedentarismo, obesidade e exposições excessivas ao sol como chances de incidência da doença.
 
thumbnail ros13
Em Campo Maior a programação deste Movimento Outubro Rosa vai até o dia 31 do mês. No dia 30/10, às 19h, no Clube AABB, terá um momento de descontração com mulheres que estão ou já passaram pelo tratamento de câncer de mama. No dia 31, às 17h, Caminhada Rosa e Aulão de ginástica. A concentração acontecerá na área do restaurante Havaí- Grill, seguindo a Orla do Açude até o Complexo de Eventos Valdir Fortes.
Segundo a secretaria de Assistência Social Nilzana Gomes que representou o prefeito Professor Ribinha e o secretário de Saúde Marcelo Miranda na abertura do Movimento Rosa, durante a celebração no Pátio da Igreja das Mercês, no Bairro São João, durante o mês serão realizadas atividades e palestras nos Centros de Referências da Assistência Social - CRAS do município.
 thumbnail ros15
No ano passado, a supervisora da Saúde da Mulher Rosana Monteiro dos Santos Brito contou que a Campanha foi um sucesso em Campo Maior. Este ano, também, logo no início de 2018 foram realizados 141 exames de mamografia, no Ônibus Móvel, que veio ao município através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado por meio das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual (SESAPI).
Foram realizados exames por onde o transporte passou: No Bairro de Flores foram 31 exames, no Fripisa/CAIC 41, no Bairro de Fátima 20, na localidade Alto do Meio 49. "A Supervisão da Saúde da Mulher tem como missão executar ações dirigidas para o atendimento global das necessidades prioritárias do grupo populacional feminino, com vistas a redução da sua morbimortalidade especialmente por causas evitáveis", esclareceu a supervisora Rosana Monteiro.
CCOM - Texto e Fotos Valdamir Alvarenga
 

paraiba60pronto